O Calendário da FIA Formula E Championship

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Este é o 2º post da série FIA Formula E Championship, exclusiva aqui do Conversão Elétrica! Hoje detalharei o calendário da temporada 2014/2015 inaugural e histórica do automobilismo elétrico mundial. Conheça as cidades, as datas, os traçados, o planejamento e muito mais!

AÇÃO NO MEIO DA RUA

A Fórmula E foi oficializada no dia 01 de Agosto de 2012 e, já no dia 24, foi anunciada a primeira cidade a sediar um dos ‘ePrix’ da história: o Rio de Janeiro!

Os planos não se concretizaram e o Rio foi retirado do calendário. Para amenizar a nossa perda, entretanto, a primeira corrida elétrica da história da Fórmula E foi vencida por um brasileiro!

Infelizmente (ou felizmente, no caso do Brasil), o calendário abaixo acontece apenas na primeira temporada de 2014/2015. Mônaco, por exemplo, não está prevista para a segunda temporada porque aconteceria no mesmo período do tradicional e bienal Historic Grand Prix. Paris está cogitado para substituí-lo e Rio de Janeiro, Roma e Banguecoque voltam a ser candidatas (estas que foram substituídas por Punta Del Este, Monte Carlo e Long Beach).

Vejamos então o que ficou definido para esta temporada histórica:

PEQUIM, China – Round 1 – 13/Set/2014

FIA Formula E Beijing Track
Evergrande Formula E Beijing ePrix
FIA Formula E Beijing View

A corrida inaugural da Fórmula E foi definida em torno emblemático Estádio Olímpico da China, mais conhecido como “Ninho do Pássaro”, palco dos Jogos Olímpicos de 2008 e possui como plano de fundo uma vista impressionante da arquitetura da cidade. Em seus 3,44 km de comprimento e com 20 voltas, o circuito temporário segue no sentido anti-horário e foi feito sob encomenda pelo designer Rodrigo Nunes. Os pilotos enfrentam uma mistura de curvas apertadas à esquerda com chicanes tortuosas e duas retas principais. Além disso, a pista possui uma área de pit-stop em ‘forma de U’ única, com áreas para espectadores no interior, dando aos fãs uma incrível visão próxima de tudo o que ocorre.

PUTRAJAYA, Malásia – Round 2 – 22/Nov/2014

Conversao Eletrica FIA Formula E Track Putrajaya
Y Capital Formula E Putrajaya ePrix
Conversao Eletrica FIA Formula E  View Putrajaya

Com 2,5 km de comprimento e 12 curvas, o circuito está localizado ao sul de Perdana Putra, onde está o Gabinete do Primeiro-Ministro da Malásia. Usando muitas ruas principais e passando por vários dos arranha-céus mais conhecidas da cidade, os pilotos enfrentam uma mistura de retas, curvas de velocidades baixas e médias, incluindo um apertado “U” com chicane estreita e uma primeira curva que os fazem desacelerar de 200 km/h (em sexta marcha) gerando 1,9 G de força gravitacional. Foi projetado pelo arquiteto britânico Simon Gibbons, experiente no planejamento de circuitos da Formula 1.

PUNTA DEL ESTE, Uruguay – Round 3 – 13/Dez/2014

Conversao Eletrica FIA Formula E Track Punta Del Este
Julius Baer Formula E Punta del Este ePrix
Conversao Eletrica FIA Formula E View Punta Del Este

A terceira das 10 corridas da temporada inaugural de 2014/2015 possui 2,8 km de comprimento e 20 curvas no total. O circuito está localizada nas ruas pitorescas próximo ao porto de Punta del Este (apelidado de Monte Carlo da América do Sul), e baseia-se no traçado utilizado anteriormente no TC2000 de Gran Turismo. Com um belo cenário praiano, a apertada e sinuosa pista usa um mix de retas médias e curvas fechadas, proporcionando um bom desafio para as equipes e motoristas. O ePrix de Punta del Este é a primeira das duas únicas corridas aqui na América do Sul, comemorando o início do ano novo em Buenos Aires no próximo round.

BUENOS AIRES, Argentina – Round 4 – 10/Jan/2015

Conversao Eletrica FIA Formula E Track Buenos Aires
Formula E Buenos Aires ePrix
Conversao Eletrica FIA Formula E View Buenos Aires

O circuito está localizado no popular e moderno bairro de Puerto Madero, a leste da capital argentina. Projetado por Santiago Garcia Remohí, possui 2,4 km de comprimento, 12 curvas, incluindo uma mistura de curvas em alta velocidade, chicanes e cotovelos. O ePrix foi calorosamente recebido por políticos e autoridades locais, que completa as etapas da Formula E previstas para essa temporada inaugural na América do Sul antes de seguir para as duas provas seguintes nos Estados Unidos.

MIAMI, Estado Unidos – Round 5 – 14/Mar/2015

Conversao Eletrica FIA Formula E Track Miami
Formula E Miami ePrix
Conversao Eletrica FIA Formula E View Miami

O ePrix na Flórida está situado ao longo da costa de Biscayne Bay, incorporando o horizonte da cidade como plano de fundo. Com 2,17 km e 8 curvas, o circuito foi produzido pela empresa líder em projetos de pistas, Ayesa. O traçado possui uma série de retas longas e uma maioria de curvas em 90 graus, com uma área de boxes única em volta da curva 6. Além disso, a pista está localizada no coração do centro de Miami, passando debaixo da rodovia MacArthur Causeway e ao redor da Arena AmericanAirlines, a casa do time de basquete da NBA, Miami Heat.

LONG BEACH, Estados Unidos – Round 6 – 04/Abr/2015

Conversao Eletrica FIA Formula E Track Long Beach
Formula E Long Beach ePrix
Conversao Eletrica FIA Formula E View Long Beach

A segunda corrida norte-americana apresenta uma configuração modificada do famoso circuito de rua de Long Beach, ao sul da Califórnia. É o mais antigo do tipo dos EUA, desde 1975, e hospedou a Fórmula 1 entre 1976 e 1983, antes de receber corridas anuais da CART, Champ Car e IndyCar. Com 2,1 km e sete curvas, os carros de Fórmula E usam a mesma icônica linha de largada/chegada ao lado da Marina e seguir no sentido horário através da ‘Lagoa do arco-íris’. Na sequência, eles viraram à direita na avenida South Pine antes de voltar à configuração tradicional do circuito, passando em torno do Centro de Convenções antes de um cotovelo final à direita, os trazendo de volta à linha de largada/chegada para completar a volta.

MONTE CARLO, Mônaco – Round 7 – 09/Mai/2015

Conversao Eletrica FIA Formula E Track Monte Carlo Conversao Eletrica FIA Formula E View Monte Carlo

Em Maio, a 7ª corrida da Fórmula E chega ao circuito de rua mais famoso e glamouroso do mundo (e o preferido de Ayrton Senna): Mônaco. O ePrix é produzido em uma versão menor do tradicional circuito de 3,4 km e 25 curvas, perdendo a subida da colina, a praça do Casino, o icônico cotovelo, o famoso túnel e a chicane. Entretanto, incorpora ainda a reta de largada/chegada na Alameda Albert I, uma nova curva à direita na Sainte Devote (antes da subida da colina), a Rota da Piscina e da famosa esquina La Rascasse. Como sempre, um ótimo espetáculo automobilístico!

BERLIM, Alemanha – Round 8 – 23/Mai/2015

Conversao Eletrica FIA Formula E Track Berlim
Formula E Berlin ePrix
Conversao Eletrica FIA Formula E View Berlin

A segunda corrida da temporada na Europa é disputada dentro de uma seção frontal do antigo aeroporto de Tempelhof, próximo do centro de Berlim, projetado por Rodrigo Nunes e possui um layout anti-horário de 2,5 km de comprimento. O circuito é apertado, sinuoso e leva os pilotos a enfrentarem 17 curvas ao longo de um curta distância, tornando-se um grande desafio e um grande espetáculo para os fãs.

MOSCOU, Russia – Round 9 – 06/Jun/2015

Conversao Eletrica FIA Formula E Track Moscou
Formula E Moscow ePrix
Conversao Eletrica FIA Formula E View Moscow

A penúltima cidade da temporada inaugural oferece como plano de fundo nada menos que o Kremlin, em um circuito anti-horário, com 2,4 km de comprimento e largando ao lado do Rio Moskva. A curva 1 é em 90 graus à esquerda, seguindo ao norte para Praça Staraya, e desafiando os pilotos com uma série de curvas fechadas. Em seguida, seguem para oeste na direção da Praça Vermelha e do Moscow Gostiny Dvor, antes de passar pela Catedral de São Basílio e, por fim, enfrentam uma série de cotovelos fechados na lateral do Kremlin antes de voltar ao Rio Moskva para completar a volta.

LONDRES, Reino Unido – Rounds 10 e 11 – 27 e 28/Jun/2015

Conversao Eletrica FIA Formula E Track Londres
Formula E London ePrix
Conversao Eletrica FIA Formula E View London

Para fechar a temporada inaugural com chave de ouro e quebrar qualquer padrão no automobilismo mundial, o ePrix de Londres abrange duas corridas: as rodadas 10 e 11, no sábado 27 e domingo 28 de Junho de 2015. O circuito anti-horário de 2,9 km utiliza as ruas existentes no perímetro do Battersea Park para ver os 20 pilotos da Fórmula E enfrentarem uma mistura de retas rápidas, curvas de alta velocidade, chicanes desafiadoras e zonas de frenagem. Foi projetado pelo arquiteto britânico Simon Gibbons, que possui experiência de nove anos como um planejador de circuitos da Fórmula 1, e recentemente desempenhou um papel significativo nas modalidades de remo e canoagem dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres de 2012. Com as duas rodadas finais da temporada 2014/2015, o Formula E London ePrix pode muito bem ser onde o título do campeonato seja decidido.

Caso esteja em uma das cidades ou se interesse em dar um pulinho até elas para conferir pessoalmente, você pode adquirir os ingressos pelo site oficial da FIA Formula E Championship.

Gostou das locações para a estreia da Fórmula E? Qual o circuito de rua você votaria para estar na 2ª temporada? Alguma sugestão bem maluca? Deixe seus comentários abaixo! Quem sabe a FEH não nos ouve?! Inscreva-se também para receber conteúdos exclusivos da Fórmula E aqui do Conversão Elétrica!

Fique plugado no próximo post: As Escuderias da FIA Formula E Championship!