CPFL promete recargas elétricas no interior de São Paulo

Tempo de leitura: 1 minuto

CPFL Energia investe em pesquisa para viabilizar rede de recarga para carros elétricos

CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, realiza um estudo para desenvolver sistemas de abastecimento de veículos elétricos na cidade de Campinas. O Programa de Mobilidade Elétrica visa, nos próximos cinco anos, viabilizar a utilização de veículos elétricos em frotas empresariais. Realizado no âmbito de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa prevê a instalação de 100 pontos de recarga de automóveis elétricos. Segundo Vinícius Teixeira, gerente de inovação da CPFL Energia, a fase inicial do programa receberá R$ 6,5 milhões em investimentos, entre veículos e infraestrutura. “O recurso investido pode aumentar chegar a R$ 25 milhões até o final do programa”.


O programa conta com dois novos veículos Z.E. (Zero Emissão), adquiridos recentemente da Renault. O Zoe, um hatch compacto para quatro pessoas e autonomia superior aos 210 quilômetros e o Kangoo Z.E o primeiro furgão 100% elétrico do mercado.

Além da Renault, a CPFL Energia conversa com outras empresas privadas e agentes do setor público para estabelecer parcerias. “A organização que queria entrar com o participante do programa pode adquirir os seus próprios veículos ou utilizar a frota disponibilizada pela pesquisa, entrando assim como co-financiadores. Eles receberão todas as informações, os estudos e capacitação para incluir os veículos elétricos como parte da frota”, comenta Teixeira.
O projeto de Mobilidade Elétrica é um dos destaques da CPFL Energia no 9º Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, entre 10 e 12 de setembro, em São Paulo.

Fonte: Revista Sustentabilidade